No dia 17 de fevereiro de 1988 foi fundada por um grupo Espírita a CASA ASSISTENCIAL AMOR AO PRÓXIMO, tendo como finalidade a prática da caridade em todos os modos de seu alcance: moral e material, não havendo distinção de raça, cor, condição social e credo político ou religioso e etc.
O trabalho inicial era feito apenas com famílias carentes, onde saíam grupos da entidade percorrendo favelas e lugares mais pobres, conhecendo e cadastrando as famílias mais necessitadas e dependendo da necessidade de cada família eram distribuídas cestas básicas, roupas, medicamentos, etc. Havia um cadastro de empresas, casas de famílias, empreiteiras, e quando nas famílias haviam pessoas desempregadas, que não eram poucas, elas eram encaminhadas a vagas que por ventura estivessem disponíveis.
Esse trabalho se estendeu por quase dois anos, em uma sede provisória cedida pelo seu fundador e idealizador deste trabalho Sr. Luiz Tortele e sua esposa Sra. Terezinha (reconhecida década após, como Madre Tereza “em setembro de 2001” pela revista Livre Mercado).
Mas o grupo acreditava que ainda estava fazendo pouco, pois o AMOR AO PRÓXIMO, a vontade, a responsabilidade social, e o comprometimento com a causa, foram aumentando cada vez mais, em 1990 a entidade conseguiu filiação na Federação das Entidades Assistencial de Santo André – FEASA, e logo após surgiu o projeto CRECHE LUZ DO VALE, que como num passe de mágica, mas sempre esbarrando em dificuldades, o grupo conseguiu um prédio que fazia parte do Grêmio Recreativo do Jardim Utinga, prédio este que pertence a Prefeitura de Santo André e estava abandonado, depois de algumas reformas, enfim foi ocupamos a parte superior do prédio também em 1990, inicialmente com 25 crianças que ficavam duas vezes por semana, mas com as necessidades das famílias e as dificuldades do país ocupamos também a parte inferior do prédio atendendo 90 crianças. Em 2001 passamos a ter convênio com da Secretaria da Educação e Formação Profissional ampliando ainda mais o trabalho, atendendo 130 crianças de 0 a 6 anos e 11 meses, sempre com o trabalho totalmente gratuito. A razão social foi mudada em 2004 para CASA ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL AMOR AO PRÓXIMO.
A forma de sustentar este trabalho além de muita união do grupo de amigos e também os amigos espirituais é através de eventos sociais como: chás beneficentes, almoço da feijoada, noite do churrasco, frango com polenta e a nossa mais tradicional noite da pizza. Tais eventos são realizados na própria creche.
No ano 2007 tivemos oficialmente a cessão de uso do prédio, conforme Lei n° 8945 de 30 de maio de 2007, Projeto de Lei n° 003, de 13.02.2007 – Processo n° 20.332/2004-7. Outorga concessão de direito real de uso à Casa Assistencial e Educacional “Amor ao Próximo” – CAAP.
Parágrafo único. A outorga da concessão dar-se-á pelo prazo de 30 (trinta) anos, a título gratuito.
A partir daí mais uma meta a ser comprida a adequação do prédio para o auto de vistoria do corpo de bombeiro, adequação esta de altíssimo custo para uma entidade beneficente, mas com união e esforços dos fundadores e colaboradores conseguimos adequar o espaço e obter o auto de vistoria do corpo de bombeiros em 2009, faltando apenas o tão esperado atestado de funcionamento.
Em 01 de abril de 2010 a Secretária da Educação do Município de Santo André, no uso de suas atribuições legais, autoriza o funcionamento do curso de educação infantil com berçário a esta instituição.
Em 2019, a entidade mais uma vez ampliou seu atendimento, passando a atender 165 crianças, todas em período integral com 100% de gratuidade.